1.9 KiB
Permissões
Atribuindo Permissões
O comando "chmod" atribui permições de acesso a um arquivo ou diretório. Os parâmetros são: u: Permissão para o dono (user). g: Permissão para o grupo (group). o: Permissão para usuários que não são membros do grupo (others). a: Permissão para todos (all). r: Leitura. w: Gravação. x: Execução (para arquivos) ou autorização de acesso (para diretórios). Exemplo: chmod ug+rw teste.txt O comando define que o arquivo "teste.txt" tem permissão de leitura (r) e gravação (r) para usuários e membros do grupo. Também é possível definir permissões com números: 0: Sem permissão. 1: Permissão de execução. 2: Permissão de gravação. 3: Permissão de gravação e execução. 4: Permissão de leitura. 5: Permissão de leitura e execução. 6: Permissão de leitura e gravação. 7: Permição de leitura, gravação e execução. Os números são interpretados da direita para a esquerda, de modo que o último número definido no comando será a permissão para outros usuários, o do meio será para membros do grupo e o primeiro para o dono. Exemplo: chmod 764 teste.txt O comando acima define permissão de leitura, gravação e execução para o dono (7), leitura e gravação para os membros do grupo (6) e somente leitura para outros usuários (4).
Exercícios
-
Defina permissão de leitura, gravação e execução para o dono do arquivo, para membros do grupo, e somente leitura para outros usuários.
-
Defina permissão de leitura, gravação e execução para o dono, somente leitura para o grupo e nenhuma permissão para outros usuários.
-
Defina permissão de leitura, gravação e execução para o grupo e somente leitura para outros usuários.
-
Defina permissão de leitura, gravação e execução para todos.
-
Defina permissão de leitura, gravação e execução para o dono, leitura e execução para membros do grupo e somente execução para todos os usuários.