2.0 KiB
Compactação e Descompactação
Compactação e Descompactação com zip
O Linux, por padrão, possui vários utilitários de compressão de arquivos. Compactar arquivos e diretórios é uma boa prática para realização de "backups". Veremos alguns comandos de compressão, começando pelo zip.
Vamos compactar o diretório Documentos criado anteriormente. Ele possui atualmente dois arquivos de texto, dados e teste. Dentro do diretório, primeiramente devemos usar o comando: cd .. Para voltar ao diretório pai. Para compactar um arquivo com o zip, é necessário adicionar o parâmetro "-r", caso contrário o arquivo compactado terá apenas um diretório vazio. O comando é composto pelo zip, seu parâmetro de recursividade, o nome do arquivo zip que pretende gerar, e, por último, o diretório a ser compactado no arquivo. Exemplo: zip -r doc.zip Documentos/ O arquivo compactado doc.zip será gerado. Será exibido cada arquivo adicionado no arquivo compactado.
Se quiser verificar o conteúdo do arquivo compactado, pode usar o comando: unzip -l doc.zip
Para descompactar o arquivo, use o seguinte comando: unzip doc.zip
Se o arquivo for descompactado no mesmo local e o diretório ainda existir, seu conteúdo será sobrescrito. Experimente remover o diretório anteriormente compactado antes de descompactar o arquivo gerado. Lembre-se de usar o comando: ls para verificar os resultados.
Os comandos: zip e unzip são muito verborrágicos, ou seja, imprimem muita informação na tela. Se preferir ocultar essas mensagens, utilize o parâmetro "-q". Exemplos: zip -rq doc.zip Documentos/ unzip -q doc.zip No caso do "zip", os parâmetros "-q" e "-r" podem ficar juntos, formando "-rq".
Exercícios
-
Escolha um diretório para compactar. A partir dele, volte para o diretório pai.
-
Compacte o diretório com todo o seu conteúdo.
-
Verifique o conteúdo do arquivo compactado.
-
Apague o diretório e descompacte o arquivo gerado.
-
Utilize o parâmetro e oculte as mensagens da tela.