2.6 KiB
Cliente Mutt
Personalizando Atalhos
No Mutt, é possível personalizar os atalhos, atribuindo atalhos à sua escolha, substituindo os originais. Isso é feito no arquivo .muttrc. Se for feito no arquivo que fica na sua pasta de usuário, as alterações só funcionarão no seu usuário. Se quiser aplicar as alterações em todo o sistema, basta fazer as alterações no arquivo de mesmo nome na pasta /etc.
O Mutt possui vários tipos de menus, e os atalhos devem ser associados a um ou mais deles. Para associar um atalho a vários menus, basta separá-los por vírgulas. Alguns menus existentes são: pager: É o modo usado para exibir dados de mensagens / anexos e listas de ajuda. attach: É usado para acessar os anexos nas mensagens recebidas. index: É a lista de mensagens contidas em uma caixa de correio. compose: É a tela usada ao enviar uma nova mensagem.
Existem mais menus, que podem ser consultados nos manuais do programa. A atribuição é feita da seguinte forma: bind menu atalho função Onde: bind: Indica a atribuição de um atalho. menu: Indica o menu a qual aquele atalho pertence, ou seja, qual o tipo de ação será executada (navegação, ajuda, anexos, etc.). atalho: A combinação de teclas atribuída por você. função: A função que o atalho executará naquele menu. Nos manuais existe uma tabela completa de funções e teclas que podem ser atribuídas. Para atribuir o control, por exemplo, e mais uma letra, basta escrever: \cx Onde: c: Representa a tecla Control. x: Representa a combinação atribuída, pode ser qualquer letra disponível. Observação: No caso do Ctrl, maiúsculas e minúsculas são ignoradas tanto para ele quanto para a letra que o acompanha. Nos demais casos, maiúsculas e minúsculas não são ignoradas. Segue abaixo alguns exemplos de atribuições: bind pager j next-line bind pager k previous-line bind pager g top bind pager G bottom bind attach,index g first-entry bind attach,index G last-entry bind attach,index,pager \CD next-page bind attach,index,pager \CU previous-page
Note que, no exemplo acima, a letra "g" foi usada várias vezes. Mas em alguns comandos estava maiúscula, e em outros minúscula. E, mesmo assim, note que elas se repetiram, mas para menus diferentes.
Exercícios
-
Antes de qualquer alteração, faça uma cópia do seu arquivo .muttrc original para outra pasta. Dessa forma, qualquer alteração errada pode ser reparada, bastando copiar o arquivo original novamente para sua pasta de usuário.
-
Personalize seu arquivo .muttrc.
-
Utilize a tabela de funções, menus e teclas para criar suas próprias combinações.